quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Como desentupir cabeças de impressão Epson? Mitos e Soluções.

 As impressoras epson são as mais usadas por quem usa Bulk Ink,mas elas tem um defeito chato,o entupimento da cabeça de impressão.
Navegando na net achei esse tutorial perfeito de detalhes fantásticos feito pela  inkmixx e estou trazendo para vocês.







Todos os créditos desse tutorial são da Inkmixx.
Testado e aprovado por mim.

Como desentupir cabeças de impressão Epson? Mitos e Soluções.


As falhas de impressão nas impressoras Epson são frequentemente associadas a entupimentos nos micro orifícios dos cabeçotes de impressão, mas nem sempre eles estão obstruídos.

Estas falhas podem ser causadas por diversos motivos. Vamos enumerar várias destas possibilidades em particular associadas ao uso do sistema de alimentação contínuo de tintas (Bulk Ink), que é o nosso caso, uma vez que com a utilização de cartuchos originais estas falhas de impressão são quase que inexistentes.


Vamos relacionar abaixo as hipóteses relacionadas as falhas de impressão e depois apresentar as soluções:
1)    Ausência de tintas nos cartuchos
2)    Respiro dos reservatórios de tintas tampados
3)    Regulador de pressão desbalanceado
4)    Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta
5)    Tintas de má qualidade
6)    Mangueiras estranguladas
7)    Obstrução dos orifícios do cabeçote de impressão pelo ressecamento de tinta
8)    Entupimento dos orifícios do cabeçote de impressão
9)    Desvio de Jatos
10) Impressão de grandes volumes em baixa resolução
11) Falha transversal no sentido da impressão 
12) Defeito na bomba peristáltica
13) Cartucho com defeito 
14) Micro Bolhas de Ar
15) Defeito na Cabeça de impressão





Uma breve explicação sobre o funcionamento e limpeza das cabeças de impressão Epson se faz necessário para melhor entendimento do processo.
As cabeças Epson utilizam o processo de injeção de tintas por atuadores Piezelétrico. Os piezoeletricos são micro palhetas que vibram em freqüências altíssimas e assim “empurram” as tintas pelos bicos injetores (veja vídeo). Para limpeza das cabeças a própria impressora já vem dotada de com uma bomba peristáltica de alto poder de sucção, que tem a função de “puxar” a tinta dos cartuchos enchendo todos os canais internos da cabeça de impressão eliminado o ar e as micro bolhas que por ventura estão impedindo a tinta de fluir pelos capilares (micro dutos) de 70 micros de espessura. Este processo de “limpeza das cabeças” será utilizado por nós inúmeras vezes acessado diretamente pelo driver de impressão ou pelo botão da 'gotinha' no painel da impressora.
Para executar a LIMPESA DAS CABEÇAS pelo driver de impressão, acesse no menu: <arquivo> <imprimir> <propriedades>

<Manutenção> <Limpeza das Cabeças (H)>


<Limpar>
 Entre cada processo de Limpeza efetue uma verificação de jatos




NÃO EFETUE MAIS QUE 5 LIMPEZAS CONSECUTIVAS SE AS FALHAS PERSISTEM PROCURE IDENTIFICAR O MOTIVO PASSO A PASSO

1)    Ausência de tintas nos cartuchos:

   pode acontecer depois de muito uso que o nível de tinta dos cartuchos (B) diminua ou até acabe totalmente, então é necessário checar o nível dos cartuchos. Caso o nível esteja baixo ou o cartucho vázio, retire o tampão de borracha do cartucho (A) e encaixe o bico de uma seringa e sugue lentamente afim de encher este cartucho de tinta. (J) Folha em branco.



2)    Respiro dos reservatórios de tintas tampados: 

    os reservatórios têm duas aberturas superiores: o de maior diâmetro (F) é para ser usado no reabastecimento e deve sempre ser mantido tampado; o de menor diâmetro (E) é o do respiro do conteiner de regulagem de pressão (G) e deve estar sempre aberto. Somente feche o respiro em caso de transporte para evitar vazamento. (J) Folha em branco.



3)    Regulador de pressão desbalanceado: 

   o reservatório de tinta tem dois containers; o maior onde fica armazenado a tinta (H) e o menor que funciona como um regular de pressão (G). Este reservatório menor do respiro (G) é um sistema similar aos bebedores de água de pássaros, a tinta passa do conteiner maior para o do respiro a medida que a impressora consome a tinta, mantendo a pressão regulada. O balanceamento de pressão é muito importante para que não ocorram falhas de impressão. Não deixe destampado o container (F) pois o nível vai igualar e o regulador (G) passa a ser ineficiente. (J) Imagem apresenta riscos (falhas) no sentido do deslocamento da cabeça de impressão.



4)    Reservatórios do Bulk Ink posicionados na altura incorreta

  os cartuchos originais são dotados de uma válvula de controle e tintas extremamente bem projetada e construída (veja vídeo). É um sistema de membrana e mola que permite a passagem da tinta quando os atuadores piezelétricos começam a injetar as tintas e assim que a impressão termina esta válvula se fecha impedido que a tinta desça para a cabeça de impressão pela ação da gravidade. No caso os cartuchos usados no sistema contínuo não possuem esta válvula de membrana, então outro recurso foi usado para o controle da pressão. O principio é o controle sobre a coluna de tinta e a pressão que esta faz sobre a cabeça de impressão. É muito simples; manter o nível da tinta dos reservatórios ligeiramente abaixo da cabeça de impressão, assim a pressão da coluna de tinta sobre a cabeça e impressão é levemente negativa, ou seja a tinta tende a voltar quando não está imprimindo, não tendo o risco da tinta descer para as cabeças de impressão acarretando vazamentos pela cabeça e também falhas de impressão por "afogamento". Os atuadores piezoeletricos tem força para sugar a tinta, mas caso o nível de tinta dos reservatórios estar muito abaixo do nível da cabeça as cabeças os atuadores não terão força suficiente para puxar a tinta, também causando falhas de impressão. No caso de pressão positiva a tinta é "empurrada" para as cabeças e ocorre um “afogamento”. (J) Na folha de impressão apresentam manchas grandes de tintas.



   Se o reservatório estiver muito baixo em relação a cabeça de impressão ocorre o efeito contrário, ou seja, pressão negativa e neste caso as cabeças de impressão não tem “força” para puxar a tinta.



5)    Tintas de má qualidade:

   as tintas são soluções basicamente  compostas por: água, solventes, glicois, corante. São inúmeros os fabricantes e procedências e ai que está um dos pontos mais importantes, se não o mais importante nas recargas em geral. Uma tinta de boa qualidade tem que ter ser produzida com: água deionizada, corantes desalinizados, viscosidade e PH controlados, além de padronização nas cores e química fina. Muito o que se vê no mercado não obedece com rigor as normas e padrões necessários para um produto de qualidade e isso se traduz em tintas de baixo preço que sempre tem como conseqüência damos irreparáveis nos cabeçotes. Em exemplo simples de mal funcionamento relacionado as tintas é uma propriedade dos líquidos chamado tensão superficial. As cabeças Epson tem capilares extremamente finos e as tintas só fluem por estes capilares se a tensão superficial estiver no padrão ideal. Outra característica fácil de identificar se a tinta é de boa qualidade é observar se as mangueiras estão transparentes como novas após longo uso, se as tintas mancha as mangueiras é por que foi usado solventes inapropriados e se corroeu o plástico imagina o que faz nas cabeças de impressão. Então, já sabe, use somente tintas de boa procedência.

6)    Mangueiras estranguladas: 

  caso um ou mais tubinhos da mangueira de fita estiver com algum estrangulamento as tintas ficam impedidas de fluir, neste caso siga a mangueira por toda extensão até encontrar algum destes pontos de estrangulamento e corrija a posição da mesma para que a tinta possa fluir corretamente.

7) Obstrução dos orifícios do cabeçote de impressão pelo ressecamento de tinta: 

   este ressecamente ocorre externamente e na parte inferior da cabeça de impressão e tem basicamente 2 motivos: longo período tempo sem ligar a impressora e acúmulo de resíduos por excesso de uso. Para eliminar este acumulo de resíduos é necessário colocar sobre a cabeça um feltro (que não solte fiapos) embebido em uma solução de limpeza por no mínimo 2 horas. O local para posicionar este feltro é na posição de descanso do cabeçote, no canto direito da impressora. Com a impressora desligada afaste o carro de impressão e acomode o feltro embebido com solução de limpeza na ´almofada´ de descanso do carro de impressão, desloque o carro para o canto direito novamente com o carro sobre o feltro. Deixe de 'molho' por 30 minutos, retire o feltro e processada com a limpeza de cabeça pelo drive de impressão.

8)    Entupimento dos orifícios do cabeçote de impressão: 

   a obstrução efetiva da cabeça não ocorre normalmente, pois a própria cabeça tem um filtro extremamente fino com a finalidade de reter as impurezas antes que elas cheguem nos micro dutos e orifício de saída do jato. E também não é fácil de desentupir. O ideal é recorrer a um técnico especializado, que irá retirar a cabeça e aplicar uma limpeza em numa bandeja de ultrasom. Mas vamos aqui dar as dicas de primeiros socorros. 
Será necessário:

  1. uma seringa com mangueira de silicone (B) da marca Dubro (usado em combustível de aeromodelos) - fundamental o uso desta mangueira de silicone, pois ela veda perfeitamente no pino (A) de entrada da tinta.
  2. liquido de limpeza (utilize Veja Multiuso) - Nunca use qualquer tipo de álcool ou solvente - isso vai ressecar os resíduos de tinta na cabeça e danificar permanentemente a cabeça de impressão. 
Retire os cartuchos e encaixe a mangueira de silicone (B), no pino de entrada de tinta (A), com o cuidado de estar bem vedado e injete 20 ml de liquido de limpeza lentamente, em seguida ainda com a mangueira plugada no pino faça o movimento contrário sugando e deixando a cabeça livre de qualquer liquido. Repita o processo em todas as cores.

O procedimento acima foi adquirido em anos de experiencia com impressoras com Buk Ink,  e por mais estranho que pareça o melhor liquido de limpeza é mesmo o Veja Multiuso.
9) Desvio de jatos:

  em alguns casos vemos falhas de impressão (J) que parecem falhas por entupimento de jato, mas quando fazemos a verificação de jatos vemos que nenhum jatos esta obstruído. Observamos que a "escada" que representa a sequencia dos jatos os "degraus" estão desalinhados, chamamos este desalinhamento de desvio de jatos. Este desvio é característico em tintas não apropriadas ou sujeira encrustadas na parte externa da cabeça de impressão. É aconselhado neste caso injetar liquido de limpeza e efetuando a limpeza externa da cabeça como descrito no item 8, ou colocar uma almofada em embebida com liquido de limpeza sob a cabeça de impressão quando esta estiver estacionada.




desvio de jato no magenta
 muito característico no magenta quando a tinta é de baixa qualidade
  
desvio de jato no magenta - impressão chapada

desvio de jato no ciano
desvio de jato no preto


10)    Impressão de grandes volumes em baixa resolução: 

  ao imprimir grandes volumes em baixa resolução um grande fluxo de tintas passa pelo cabeça de impressão e uma grande vazão também pode causar interrupção e falhas de impressão. Nesta caso você deve fazer a limpeza das cabeças usando o driver de impressão e em seguida retornar a imprimir em velocidade mais baixa. Para imprimir grandes volumes use sempre o modo fotográfico.

11) Falha transversal no sentido da impressão:

  este tipo de falha no sentido transversal ao do movimento da cabeça de impressão é muito raro, mas pode acontecer. Esta relacionado com algum defeito ou sujeira na fita do encoder (I), que fica situado logo atrás do carro de impressão. Para solucionar use um pano com um pouco de detergente diluído e com muito cuidado limpe a fita. (J) Folha de impressão com falha transversal está alinhada com sujeira que obstrui a leitura do encoder pelo sensor do carro de impressão.



12)  Defeito na bomba peristáltica:

   ao executar o processo de limpeza das cabeças uma bomba de alto poder de sucção suga a tinta para cabeça de impressão com o intuito de retirar as micro bolhas de ar dos dutos, enchendo-os de tintas. Se a bomba estiver com algum defeito o processo de limpeza não se processa de modo efetivo. Caso seu bulk ink estiver o frasco externo ,coletor de resíduos, basta observar se a tinta esta sendo lançada em grande volume. Observe também se a nenhuma mangueira do  coletor de resíduos não esta estrangulada.  No caso da tinta não estar saindo pelo dreno quando você efetua a limpeza, sua impressora deve ser encaminhada para um tecnico especializado para reparo da bomba. 

13)  Defeito no cartucho do Bulk Ink:

   Uma outra possibilidade de impedimento da impressão (J) está no fato do cartucho do bulk ink (B) estar com algum defeito. No interior deste cartucho existem válvulas de membrana que em caso defeito não permite que a tinta flua para a cabeça de impressão. Para verificar, encaixe uma seringa no cartucho e sugue e caso haja uma pressão contraria será necessário a substituição do cartucho.
    


14)  Micro Bolhas de Ar na cabeça de impressão:

   O video abaixo demostra como as micro bolhas de ar promovem as falhas de impressão. Estas bolhas ar aparecem quando na instalação do bulk uma grande movimentação se dá pela sucção da tinta para encher os cartuchos. Para resolver basta aplicar a limpeza de cabeças e impressões sucessivas, mas mesmo assim se persistirem as falhas será necessário deixar a impressora 'descansar' por 12 horas, de modo que as micro bolhas dispersem naturalmente. 


15) Defeito na cabeça de impressão:

na impressão abaixo vemos a invasão de tinta entre os dutos internos da cabeça de impressão. Observe que no incio da impressão uma grande quantidade de tinta preta esta presente na cor amarela, que tende a sair pós imprimir ou fazer a limpeza das cabeças, isso significa que a cabeça de impressão condenada.    





PADRÃO IDEAL DE INSTALAÇÃO E BOM FUNCIONAMENTO

  • cartucho cheio (B)
  • tampão do cartucho vedado (A)
  • respiro aberto (E)
  • mantenha reservatório principal tampado (F)
  • container do respiro sem tinta nivelado no fundo (G)
  • base dos reservatórios posicionados ligeiramente abaixo da cabeça de impressão
  • mangueiras  bem instaladas
  • utilize somente tintas de alta qualidade e procedência
  • não utilize a impressora além dos limites estabelecidos pelo fabricante
  • mantenha a impressora livre poeira

BULK INK É UM SISTEMA DE RECARGA CONTÍNUO DE CARTUCHOS QUE TEM COMO FINALIDADE OFERECER ALTERNATIVAS DE UTILIZAÇÃO DAS IMPRESSORAS,  PROMOVER REDUÇÃO DE CUSTOS DE IMPRESSÃO E DIMINUIR A POLUIÇÃO CAUSADA NO DESCARTE DOS CARTUCHOS. 

Click aqui para ver a descrição do Bulk Ink segundo o Wikipedia






77 comentários:

  1. meu irmão que beleza hein... fiquei curioso se vai funcionar aqui, já perdi a paciência com a ferramenta do drive, não adiantou. e aí fui verificar na L355 da epson a cabeça de impressão, a porra é meio que montada d um jeito q nao tem como ver. não sem ter q desmontar várias peças. que falha desse povo da epson nisso aí. vlw,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz eu já peguei muitas epson com cabeça entupida,sempre faço os itens na sequencia
      7 > 8 > 7 >8 depois disso 2 autolimpeza seguidas.
      O item 7, liga a impressora,quando o carro for pro meio desliga da tomada,o feltro é colocado no descanso da cabeça,coloca ele e empurre a cabeça até ela prender (preste atenção se a cabeça não arranca o feltro ,ele tem que ficar por baixo da cabeça),coloque uma quantidade de feltro que de uma ligeira pressão quando for travar e deixe por 4 horas,depois faça o item 8 e teste a impressora.
      Se não resolver faça o item 7 com descanso de 24 horas
      Use multiuso da marca veja,os outros não resolve

      Excluir
    2. Outro ponto importante nessa impressora é a colocação do dispenser,ele evita sobrecarga de tinta residual no feutro e futuras melecas (nunca de forma alguma reaproveite a tinta do dispenser), aqui tem um vídeo mostrando como fazer.
      https://www.youtube.com/watch?v=iQsWn5FryfY

      Excluir
  2. Olá! achei super interessante este passo a passo. Antes de tudo, parabéns pela iniciativa! Estou lutando com uma Epson T50 com Bulk Ink instalado. Ela estava imprimindo normalmente, até que um objeto obstruiu o carregamento de folha, quando a impressora ia imprimir ela puxava a folha mas o objeto amassava a folha, entretanto mesmo assim a impressão saia no papel todo torto! Depois de muitas tentativas, consegui desobstruir o carregamento de folhas, a impressora puxava agora o papel normalmente, mas agora não imprime nada na folha, ela sai totalmente em branco.. Já segui todos os passos que indicam essa situação e por enquanto não obtive êxito. Gostaria se saber se você teria alguma outra dica para me dar além dessas que eu possa tentar. Um curiosidade que fiquei é que quando "suguei" o "veja multiuso" conforme indicado no passo 8, ele só sugou espuma, não veio nenhum tipo de outro liquido na seringa, é isso mesmo? Será que preciso repetir novamente o passo 8 mais uma vez na impressora? outra coisa que ocorreu, é que quando eu estava à fazer o processo 8, começou a vazar tinta do lado esquerdo inferior frontal da impressora, isso é normal!? precisei deixar um pano embaixo dela para o liquido não se esparramar pela mesa inteira. Se puder me ajudar, ficarei muito agradecida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se as mangueiras não estão obstruídas, se o tanque não está fora do nivelamento correto

      Excluir
  3. quando ligo minha epson xp214 mesmo sem os cartuchos após ela fazer a verificação inicial quando o carrinho vai para posição de descanso ela trava e todas as trez luzes ficam piscando simultaniamente. que erro é esse? agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser falta de lubrificação no eixo e se for com bulk ink a mangueira muito curta, de uma folga nela e por fim problema papel atolado ou físico mesmo, ai é melhor levar para um técnico

      Excluir
  4. Bom dia.
    Minha impressora L555 está misturando o magenta nas cores que não usam o magenta. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, faça uma limpeza completa da cabeça com veja, lembre de colocar a mangueira da autolimpeza direcionada para um recipiente, para não sobrecarregar a espuma da impressora.
    Veja se a fita de alinhamento não está suja e a limpe ou troque.
    Imprima uma pagina de testes da própria impressora, o problema pode estar no sistema operacional, na gestão de cores, verifique a documentação da sua distribuição e reconfigure
    Se depois disso continuar, é provável que a cabeça esteja danificada, ai só trocando

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas informações. A minha está apresentando muitas falhas (linhas no sentido horizontal) e recentemente começou a apresentar pequenas manchas (pontos de tinta) na folha.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! minha impressora é uma epson xp214, uso o bulk ink e agora o cartucho ciano não funciona a informação é substituir cartucho, mais está cheio. Já tirei e reencaixei os cartucho, já resetei e nada. Vc tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Minha impressora é uma epson xp-214, uso bulk ink e agora está apresentando a mensagem para substituir cartucho ciano, porém está cheio.Já resetei, já tirei o cartucho e recoloquei e nada. Tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limpe os contatos do chip e da impressora com isopropílico, faça isso com a bateria desligada

      Excluir
  9. Minha epson l355 não imprime amarelo. que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue a impressora, quando o carro se mover desligue da tomada.Remova todos os cartuchos. Pegue uma gaze e dobre para formar um quadradinho do tamanho do descanso do carro com aproximadamente uns 6 mm de altura, encharque com Veja multiúso (tem que ser veja, os genéricos não prestam pra isso), mova o carro pra o descanso e verifique se ele pega um pouco de pressão, se for muito leve, aumente a espessura da gásea, quando ficar com pressão, deixe descansar por 24 horas,na parte de cima da cabeça coloque uma gaze dobrada cobrindo os pinos dos cartuchos e encharque com veja. Quando passar as 24 horas, remova toda a gaze e injete com uma seringa 5 ml de veja em cada pino dos cartuchos na cabeça de impressão. se isso não resolver, só trocando a cabeça.

      Excluir
  10. Boa tarde!!!! Parabéns, adorei a matéria. Tenho uma L355, a cor azul está falhando. Já desmontei, tirei a cabeça de impressão, limpei. O jato sai completo. Mas quando vou imprimir, continua falhando o azul. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já deixou de molho com veja e continua falhando, entupiu, só trocando a cabeça

      Excluir
  11. tenho uma epson com bulk ink l365 e uso tinta sublimatica ink printer, acontece que não posso confiar na impressão, uma hora sai com listras outra com riscos, um pouco esverdeada ou muito avermelhada eu sempre resolvia isso com limpeza de cabeça, só que hoje não está resolvendo, por favor me ajude, já mexi nas configurações do driver RGB , já limpei diversas vezes, já reinstalei e ainda continua saindo esverdeado as pessoas parecem marcianos, o que pode ser isso? é normal a impressão não ser padrão? eu tenho que testar td vez antes de imprimir, SOCORROOOOOOOOOO tenho incomemdas e não posso entregar produtos com pessoas parecendo marcianos
    MEU EMAIL: leilaschultz007@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema de configuração e até mesmo sistema corrompido,para tirar a duvida teste ela em outro pc, se continuar a mesma coisa, pode ser a cabeça que contaminou, ai só tirando e fazendo uma limpeza completa, ou é problema interno causando a contaminação e ai só trocando a cabeça, não sei o modelo, mas se tiver scanner, veja se a copia colorida sai esverdeada, se sair é na impressora, se não é no sistema.

      Excluir
  12. Olá, muito obrigado pelas instruções. Não consigo regular o magenta. Já fiz limpeza várias vezes e até mesmo já eliminei a tinta, porém continua com as mesmas falhas apresentadas. Também verifiquei e não há estrangulamento nas mangueiras. Alguma sugestão de algo mais que eu possa fazer?? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deixou descansar com Veja umas 24 horas e não resolveu, só trocando a cabeça

      Excluir
    2. tem algum vídeo mostrando como faz esse procedimento. to um pouco confusa

      Excluir
  13. A minha l355, com tinta sublimática, não esta imprimindo o magenta, ja fiz a limpeza dos cabeçotes varias vezes o bulk ink esta cheio e não sai de jeito nenhum.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deixou descansar com Veja umas 24 horas e não resolveu, só trocando a cabeça

      Excluir
  14. muito obrigado pela matéria, vou tentar efetuar o procedimento, mando efetuar a limpeza pelo ink pad, algo do tipo, não lembro ao certo agora, consigo imprimir umas 5 folhas sem erro, logo em seguida todas as outras impressões vem com uma listra, vou tentar efetuar a limpeza da cabeça de impressão, caso não de certo acho que vou pegar outra... o que voce me diz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente a limpeza, a troca da cabeça não é difícil, no youtube tem vídeos de como fazer, com calma vai de boa e sai mais barato que outra impressora

      Excluir
  15. Minha impressora hp officejet pro 8600 começou se sair a tinta amarela, depois de deixar a cabeça de impressão de molho no Veja como vc ensinou normalizou, só que as tintas das mangueiras do bulk ink voltam chegando até as vezes a saírem pelo respiro, agora minha impressora não esta imprimindo nenhuma cor normal, e se deixar o buraco do respiro aberto a tinta volta chegando a sair em grande quantidade peço que me ajude por favor...E-mail-nene.2.2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avelino, tenha sempre em mente a tinta vai para a cabeça por gravidade, o sistema de reabastecimento das mangueiras pede o respiro fechado, do contrario vai vazar até acabar a tinta.
      Já que o problema de entupimento foi resolvido, leia com atenção a matéria e fixe o reservatório de tinta na lateral da impressora seguindo a dica de nivelamento do funfo do reservatório com a saída inferior da cabeça de impressão, não deixe solto na mesa.

      Excluir
  16. olá tudo bem, comprei um bulk ink e minha impressora só imprime em branco, e toda a vez fica emitindo um som bem baixinho e agudo como se fosse alta frequência... ja fiz a limpeza, os comandos de manutençao e nada o ocorre... (ps: estou com uma epson xp-411, tinta corante), algo que diz que o barulho é pq a impressora nao ta conseguindo puxar a tinta... um barulhinho bem agudo mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A impressora não puxa a tinta, ela chega até a cabeça por gravidade, fixe o reservatório na impressora seguindo a instrição de nivelamento (isso é o mais importante) depois puxe a tinta de cada cor com uma seringa até encher os cartuchos e não ter ar nas mangueiras, feito isso coloque os cartuchos na impressora, releia o tutorial e ajuste o nivelamento da tinta no reservatório, lembrando de deixar o respiro aberto e quase sem tinta no reservatório traseiro, ela vai pra ele por gravidade.se feito isso não imprimir e o apito continuar, o bulk pode estar com problema, leve ao vendedor e realate o ocorrido.

      Excluir
  17. Minha impressora imprime certinho todas as outras cores ( azul, amarelo, magenta) mas o preto não... não dá erro de cartucho, nada, so não sai nada preto. o que pode ser e o que posso fazer? grato! (epson tx220)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o processo de limpeza e desentupimento

      Excluir
  18. Minha l355 não puxa tinta do tanque para o cartucho, só fazendo limpeza, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o nivelamento, a cabeça não puxa a tinta, ela vai por gravidade, mas o nivelamento tem que seguir o indicado aqui.

      Excluir
  19. boa noite!! Tenho uma L355, carreguei todos os bulks (acho que é assim que se escreve..rs.rs),e após isso usei uma vez para imprimir umas atividades não foram muitas umas 20 hj fui imprimir um documento e observei que o reservatório da cor preta e levei um susto, já tinha consumido uns dois dedos do mesmo e os reservatórios das tintas coloridas foram consumidas pouquinho... o que faço? socorrrrro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique o nivelamento, se o cartucho não está com o respiro aberto, recomendo também verificar a esponja de limpeza, pelo tanto de tinta que foi consumida, pode ter vazado nela e logo vai transbordar e sair da impressora.

      Excluir
  20. Bom dia lobo! Estou com problema com uma l220, ela imprimi umas 8 fotos grandes, quase que o papel todo prefeita. (Sendo que coloco 4 após meia hora mais 4 e assim por diante) após já sai tudo entupido. Tenho outra mesmo modelo e mesma tinta que trabalha o dia todo. Vou abrir hoje o coletor de tinta Ver se é problema na bomba. Ah...no outro dia ela fica boa novamente e assim por diante. Grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o nivelamento do reservatório, mangueiras estranguladas, é falta de tinta nos cartuchos

      Excluir
  21. Olá mais uma vez, li todo o conteúdo do site e também todas as perguntas e respostas e vi que o Kdzuk Knowledge no dia 4 de março te fez a mesma pergunta é a minha está com o mesmo apito. A dele ele comprou o bulk e a minha vem de fábrica. Estava com essa dúvida do apito... o que será? Percebi que a outra não faz este barulho. PS ESTÁ PERGUNTA COMPLETA A OUTRA QUE FIZ ANTES. GRATO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apito é erro grave, pode ser o carro prendendo, verifique as mangueiras, se não resolver leve para uma assistência.

      Excluir
  22. Dica massa! lobo!!
    Eu utilizava o próprio liquido da epson, por trabalhar numa autorizada Epson na época, faz tempos... eita saudade de uma Matricial, toda desmontada!! e depois testar a impressão pelo teste da Rima ou ctest!!!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo post, muito bom e muito objetivo! Gostaria de saber se essas recomendações podem ser aplicadas, principalmente a limpeza do cabeçote, para a impressora HP 7110 A3? Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite. Tenho uma L375 recarregue combtinta não original. Porém a impressão continuou ótima, Mais hj começou a aparecer listra amarela só na cor vermelha. É até estranho pq as duas listas são perfeitas e só ficam na magenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vermelho é feito com amarelo e magenta,tente uma autolimpeza, se não resolver faça o processo de desentupimento, o magenta deve estar entupido

      Excluir
  25. Boa noite tenho uma impressora L375 a uma semana a impressão ta saindo com uns riscos brancos quase imperceptível, a tinta preta ta na metade,o que tenho que fazer?agradeço se puder mim ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma autolimpeza que deve resolver.

      Excluir
  26. Bom dia. Tenho uma L355 onde os reservatórios de tinta estão todos cheios mas a impressora da erro e acusa que tem algum vazio. Oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reset os cartuchos, nele tem um interruptor, pressione ele em cada posição que o carro parar, até que todos estejam resetados, a impressora vai entender que vc trocou os cartuchos e volta a funcionar.

      Excluir
  27. Olá, tenho uma epson xp 214 q estava em uso coletivo e qdo me chamaram pra eu ver, estava com ar nos canos, as duas entradasa dos tanques fechadas e a atualização do software pra fazer... reinstalei o software, sangrei o ar e abri o orificio menor dos tanques e aparentemete está td ok, porém ele não reconhece a tinta preta de forma alguma... o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chip queimou ou os contatos estão com sujeira, nesse caso os da cabeça e os do chip, pode também ser na cabeça ou no flat, tem que verificar isso

      Excluir
  28. oi tudo bem eu tenho um epson xp 214 com bulk instalado mas o cartuchu vermelho fica aparecendo um x dele e nao consigo imprimi ja fiz de tudo pra resolve o que posso fazer pra resolve esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chip queimou ou os contatos estão com sujeira, nesse caso os da cabeça e os do chip, pode também ser na cabeça ou no flat, tem que verificar isso

      Excluir
  29. Boa noite, eu tenho uma Epson l355
    Já fiz de tudo, resetei, limpeza completa, eliminação de tintas,
    Coloquei o dispenser,
    Ela estava imprimindo normal, depois o preto ficou ruim.
    e do nada ela parou de imprimir, pucha folha mas sai em branco.
    E agora o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se não tem mangueiras entupidas, nivelamento do reservatório e se não está tampada a abertura da frente.

      Excluir
  30. Tenho uma Epson l220 instalada em um micro com Ubuntu. Já instalei a impressora e drivers da Epson, mas não imprime. Qdo a instá-lo no Windows funciona bem. Vc pode me ajudar??? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntas desse tipo é só nos grupos, essa postagem só ajudo problemas relacionados ao bulk ink

      Excluir
  31. Tenho uma impressora L355 com tinta sublimática , porém a cor vermelha sai amarela. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O magenta está entupido ou o cartucho está sem tinta, para remover o cartucho, remova a tampinha plástica e o cartucho tem uma trava na parte superior traseira, use uma chavinha de fendas fina para destravar com cuidado,se estiver vazio use uma seringa n pata puxar a tinta até encher e recoloque.

      Excluir
  32. Tenho uma L220 que começou a sair o preto com riscos brancos com 3 meses de uso. A assistência trocou o cabeçote depois que eu ameacei reclamar na Epson.
    Agora, 6 meses depois, começou a falhar novamente e a limpeza não resolve.
    Que lixo de impressora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas impressoras com bulk de fabrica tenho recebido muitas com esses problemas relatados, o mais comum é cartuchos secos, o cara fecha a chavinha esquece e imprime, ai seca mesmo kkkk, mas pode resolver verificando os cartuchos e enchendo eles, para remover o cartucho, remova a tampinha plástica e o cartucho tem uma trava na parte superior traseira, use uma chavinha de fendas fina para destravar com cuidado,se estiver vazio use uma seringa n pata puxar a tinta até encher e recoloque.

      Excluir
  33. Cara tenho uma L355, ta com um problema de impressão chato, que tentei de várias formas, porém, a impressão so sai em branco, e não esta sem tinta.
    Ajudinha ai pls.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a limpeza indicada aqui, se não resolver, só trocando a cabeça

      Excluir
  34. Tenho a Impressora L220 e queria saber o porque que nas impressões estão saindo listrados? Mesmo fazendo a Limpeza ele continua saindo com as listras, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  35. Tenho a Impressora L220 e queria saber o porque que minhas impressões estão saindo listradas? Mesmo com a Limpeza do Cabeçote, continua saindo as imagens com listras, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabeça entupida, se fez a limpeza e não resolveu, só trocando a cabeça

      Excluir
  36. boa noite amigo
    existe algum tipo de teste para saber se a cabeça de impressao esta condenada?
    a minha xp 214 depois de verificar, atualizar, desatualizar software, limpeza de cabeça (tirei ela e lavei com seringa) checagem do nivel de tinta, tudo ja foi verificado.
    so imprimi preto, sai muita tinta na folha, digo muita mesmo, no sentido de passar para o verso, mesmo nas imagens coloridas, so sai preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cabeça foi danificada internamente, provavelmente com a pressão da seringa, pelo relato de sair preto nas demais cores ela contaminou rompendo os capilares, só trocando por uma nova.

      Excluir
  37. Tenho a L800 e depois de mais ou menos 18 meses de uso, a cor vermelha começou a sair bem mais escura - parece um vermelho tijolo. Frequentemente tenho que fazer a limpeza do cabeçote por até 3 seguidas, não uso o dispenser e vejo muito gente reclamando deste mesmo problema e sempre com a L800 (6 cores). O que posso fazer para que o vermelho volte a ter o tom correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ser a cabeça contaminada, nesse caso só trocando a cabeça, mas pode ser a espuma do descanso da cabeça suja d+, remova e limpe ou troque.

      Excluir
  38. gente a minha impressora imprime todas as cores em perfeito estado mas a tinta preta sai cheia de listras. estou triste com isso
    a limpeza de cabeçotes não adiantou.
    levei no técnico ele disse q era o cabeçote q tinha q trocar e era 300 reais dinheiro q não tenho no momento pra esse fim.
    mas se fosse o cabeçote não seria todas as tintas?
    tem como o cabeçote interferir apenas em uma cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cores são independentes na cabeça, pode entupir só uma mesmo as demais saídas estando boas.
      Experimente fazer a parte do paninho com Veja, mas deixe 48 horas, pode ser que resolva.Se não resolver, só trocando a cabeça mesmo.

      Excluir
    2. Obrigada amigo. vou ver se consigo

      Excluir
  39. eu tenho uma 411 ela imprimi um pouco e para no meio da impressão e nao q mas imprimir , mas fica falando q ta imprimindo e nada e sem fala q fica apitando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está apitando leve a um técnico para uma avaliação

      Excluir