Memória ram da placa de vídeo no GNU/Linux

Você sabe quantos MB tem ou está usando a sua placa de vídeo ? se a resposta é não e você gostaria de descobrir, leia essa matéria.







Nessa matéria iremos usar um comando bem conhecido o lspci, portanto abra o seu terminal.

Vamos identificar a placa de vídeo, para isso de o comando abaixo.

lspci | grep VGA

No meu caso eu estou usando uma intel onboard.



Note no início da saída do comando a identificação da placa de vídeo, que no meu caso é.

00:02.0

Mas no seu pode ser outro e é essa identificação que precisamos para o proximo comando, verifique qual foi a obtida no seu caso.

Substitua o 00:02.0 pela identificação da sua placa de vídeo dada pelo comando anterior.

lspci -v -s 00:02.0

Na saída do comando procure por "prefetchable" ai está a sua memória de vídeo.
No meu caso a resposta é 256 MB de memória de vídeo.

Memory at d0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]




Um outro exemplo, agora com uma placa Nvidia offboard


Nesse caso é uma nvidia 8500 GT de 512 MB e foi justamente essa a resposta obtida.




Fonte

Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!









Comentários

  1. TEM COMO AUMENTAR NO CASO DA onboarD?
    A MINHA MARCA: Memory at d0000000 (32-bit, prefetchable) [size=256M]

    ResponderExcluir
  2. Só no bios. OBS: Por gentileza não grite ( usar caixa alta na internet é = gritar)

    ResponderExcluir
  3. Meu sistema não tá lendo toda minha ram(tá faltando 720mb), então eu gostaria que a minha placa de vídeo dedicada não pegasse minha ram.
    Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se configura no bios, confira no manual da sua placa mãe.

      Excluir
  4. Muito bem meu amigo estes comandos mostram a placa,mas como aumentar a memoria usada ,no caso minha placa é de 1024 e no linuX no "lspci vvv" mostra que tenho somente 256 mb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem meu amigo, para isso aconselho levar a um técnico para que ele faça a alteração no BIOS da placa mãe.

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais