quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Dependências quebradas no Debian testing Híbrido

O Debian testing híbrido é um sistema indicado para usuários intermediários, justamente pelo fato de ele costumar apresentar dependências desencontradas, se você ainda não sabe como contornar esses problemas, leia essa matéria.




OBS: Se você é iniciante, considere fortemente não usar o sistema híbrido, ele sempre vai exigir de você um conhecimento a mais.


Devido a forma de construção do Debian que consiste em os pacotes irem migrando de um repositório para o outro.


Mas essa migração não é feita de forma uniforme com todos os pacotes que fazem parte um determinado programa e nem de suas dependências, por esse motivo ao usar um programa dos repositórios experimental ou unstable ele pode reclamar a falta da versão especifica de algum pacote que já migrou para o testing e não se encontra mais no repositório que você especificou ( apt install -t repositório pacote ) para a instalação do programa.

Vamos usar como exemplo a instalação do Mesa 17 do unstable no testing, indicado na matéria abaixo.

Mesa 17 chega ao Debian.


Ao se dar o comando para a instalação de todos os pacotes do unstable o apt ira reclamar de dependências desencontradas e abortar a instalação dos pacotes:

apt install -t unstable libegl1-mesa libegl1-mesa-dev libgl1-mesa-dri libgl1-mesa-dri:i386 libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-glx:i386 libglapi-mesa libglapi-mesa:i386 libgles2-mesa



Nesse caso o apt pede o pacote

libllvm5.0:i386 (>= 1:5.0~svn298832-1~)

Note que ao se pesquisar sobre o pacote ele se encontra nos repositórios, mas apenas no repositório testing e lembre que você indicou a instalação dos pacotes do unstable ( apt install -t unstable ) e nele não tem o pacote libllvm5.0:i386.

Nesse caso para resolver o problema você deve instalar esse pacote antes dos demais do repositório unstable com o comando abaixo.


apt install libllvm5.0:i386


Instalação terminada.




Com a dependência instalada, é hora de tentar instalar os pacotes do unstable novamente.

E mais uma vez o apt reclamou de dependências, agora o pacote libllvm5.0 (>= 1:5.0~svn298832-1~).




O libllvm5.0 (>= 1:5.0~svn298832-1~) também se encontra no repositório testing, portanto instale ele como fez com o anterior.


apt install libllvm5.0


Apos a instalação do pacote acima, o apt não reclamou mais de dependências na instalação dos pacotes do unstable.




Resumindo, toda vez que o gerenciador de pacotes reclamar por dependências, resolva sempre a ultima até que todas estejam resolvidas.


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!












Um comentário:

  1. Já enfrentei briga de dependências entre o Debian Jessie e o respectivo Debian Multimedia dele, que adicionei para desfrutar de uma versão mais atualizada do Blender (faz muita diferença usar as versões antigas, principalmente para quem tem um hardware não muito bom para renderização).
    Os dois ficavam disputando entre uma versão do Blender e o apt se recusava a fazer qualquer coisa.
    Acabou que eu tive que remover o Multimedia, purgar o pacote do Blender e as dependências dele, instalar o Blender oficial do Jessie (o OpenShot pedia um Blender instalado para aplicar alguns efeitos), e passei a usar o Blender pré-compilado oferecido pela própria Blender Foundation.

    ResponderExcluir