sábado, 14 de abril de 2018

Player Elisa liberado pelo KDE

Confira nessa matéria alguns detalhes desse novo player liberado pelos desenvolvedores do KDE.








Elisa


Elisa é um tocador de música desenvolvido pela comunidade KDE que se esforça para ser simples e agradável de usar. Também reconhecemos que precisamos de um produto flexível para contabilizar os diferentes fluxos de trabalho e casos de uso de nossos usuários.

Nós nos concentramos em uma integração muito boa com a área de trabalho do Plasma da comunidade KDE sem comprometer o suporte para outras plataformas (outros ambientes de desktop Linux, Windows e Android).

Estamos criando um produto confiável que é uma alegria usar e respeitar a privacidade de nossos usuários. Assim, preferimos oferecer suporte a serviços on-line nos quais os usuários controlam seus dados.








Elisa indexa sua música usando Baloo, se possível, ou pesquisando em uma lista de caminhos configurados pelo usuário através de uma interface dedicada.

Caso o suporte Baloo esteja ativado e sua configuração não esteja funcionando, uma notificação é mostrada com dicas que permitem desativar o indexador ou ativar o indexador Baloo e alimentar Elisa com faixas de música.

Caso o indexador de arquivos não encontre nada, uma notificação é mostrada com um botão para abrir a interface de configuração.

Você pode encontrar uma lista de alterações no Elisa Project.

Atualmente, nenhuma configuração é necessária antes do uso do Elisa. Você pode explorar o menu do aplicativo para ver as possibilidades de personalização. É possível escolher os caminhos que serão indexados para música. Também é possível modificar os atalhos para ações comuns dentro do aplicativo.

Se você usar o indexador de música interno, poderá configurar os caminhos que serão pesquisados.
Elisa apresenta

Elisa fornece duas tarefas diferentes: navegar pela sua música para criar uma lista de reprodução e reproduzir música.
Navegando Música

Das diferentes fontes de música, ele coleta todas as suas músicas e analisa seus metadados de forma que seu título, artista, ... Ele fornece três maneiras de navegar pela sua música: uma lista de todos os álbuns, uma lista de todos os artistas ou uma lista de todas as faixas.

Cada método usa uma visão de todas as suas músicas junto com um filtro para permitir encontrar rapidamente o que você está procurando. Você também pode filtrar por classificação.

O filtro da visualização de todos os álbuns é implementado no título ou no artista de álbuns ou na lista de artistas de cada faixa de um álbum. O filtro da visão de todos os artistas é implementado no nome dos artistas. O filtro da visualização de todas as faixas é implementado no título da faixa, no artista da faixa e no nome do álbum da faixa (se houver).
Construindo uma lista de reprodução

Ao navegar pela sua música, artistas, álbuns e faixas podem ser adicionados com um botão mostrado quando o mouse está sobre ele. Também é possível limpar a lista de reprodução e, ao mesmo tempo, adicionar música.

Uma barra de ferramentas abaixo da lista de reprodução permite operá-lo. As seguintes ações são possíveis:

    Você pode limpar toda a lista de reprodução.

    Você pode navegar para a faixa atualmente em reprodução.

    Você pode salvar a lista de reprodução no formato m3u.

    Você pode carregar uma lista de reprodução que substituirá a sua atual.

Ouvindo música

A lista de reprodução é lida na ordem das faixas, a menos que a opção Aleatório esteja selecionada. No final da lista, a reprodução é interrompida, a menos que a opção Repetir esteja selecionada.

É possível mudar para a faixa seguinte ou anterior na lista. Se o mouse estiver sobre uma faixa, é possível pular para ela pressionando um botão.

A faixa atualmente sendo reproduzida é indicada por um ícone de reprodução piscando.

Fonte


Opinião


A interface é muito agradável e intuitiva.




As configurações se resumem a escolha do diretório e atalhos, achei bem tosco isso.









Gostei muito da polidez da interface no modo Playing.




Baixo consumo de recursos de hardware.




Deixa muito a desejar na busca das capinhas dos álbuns, na minha coleção todos os discos tem a capa com diversos nomes diferentes e mesmo assim ele não encontra, espero que melhorem isso.




Instalação



Até o momento ainda não está nos repositórios main das distribuições, portanto para o ter via gerenciador de pacotes ainda vai demorar um pouco.


Mas você pode testar a versão disponibilizada via flatpak, para isso basta ter o flatpak instalado em seu sistema.

Para Debian e Ubuntu de o comando abaixo no terminal para instalar o flatpak.

sudo apt install flatpak

Para instalar o Elisa você precisa adicionar dois repositórios ao flatpak, o kdeapps.flatpakrepo e o flathub.flatpakrepo, de os comandos abaixo em seu terminal para adicionar esse repositórios.

flatpak remote-add --if-not-exists kdeapps --from https://distribute.kde.org/kdeapps.flatpakrepo

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

A instalação do Elisa é feita com o comando abaixo.

flatpak install kdeapps org.kde.elisa

OBS: São mais de 300 MB, isso se deve aos pacotes necessários para o player rodar em flatpak, o player em si é bem pequeno +- 30 MB.




Feita a instalação busque Elisa em seu menu de aplicativos.


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas utilize o nosso fórum (https://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/p/document.html)